terça-feira, 19 de maio de 2015

X-Men - Inferno


Clique na imagem para download

Grande “crossover” dos finais dos anos “80” com a família mutante em grande plano. Esta recente versão “hardcover” é muito maior que o TPB que saiu há já algum tempo (1996). Este fica-se por praticamente metade das páginas da recente e massiva compilação. Este crossover merecia uma edição assim, só peca por tardia! 
X-Men: Inferno junta quatro grupos de mutantes: X-Factor (#33-#40, mais Annual #4), Uncanny X-Men (#239-#243), New Mutants (#71-#73) e X-Terminators (#1-#4).
Claro que ao nível dos vilões também temos um bom leque… Mister Sinister, Malice (fundida com Northstar), Sabertooth (e alguns dos seus “amigos” Marauders) e quase todos os demónios do Limbo (com destaque para S'ym e N’astirh).
Como escritores temos Chris Claremont, Louise Simonson e Mark Gruenwald. Todos eles escreveram excelentes arcos de estória que se interligaram sem grandes atropelos uns nos outros.
Quanto à arte, esta esteve a cargo de Marc Silvestri, Walter Simonson, Jon Bogdanove, Terry Shoemaker, Bret Blevins, Jim Fern e o odiado por muita gente: Rob Liefield! A arte apresentada é a típica dos anos 80, embora ache que o livro foi todo recolorido. Ao nível técnico está todo bastante bom, embora eu não goste muito do estilo próprio de alguns dos artistas em questão.
Como eventos principais temos a tentativa de tomada de posso do Limbo, propriedade de Magik (irmã de Colossus), aquando da sua transformação em Darkchyld, por dois demónios antagonistas S'ym e N’astirh. Claro que tudo isto é orquestrado por Sinister, que preparava tudo há muito tempo… desde a infância de Cyclops!
Tudo começa com a criação de Madelyne Pryor (clone de Jean Grey), que chegou a casar e ter um filho (Nathan) de Cyclops, e a sua respectiva transformação na Goblin Queen. Ligando aqueles dois demónios atrás referidos, com a Goblin Queen e os planos de Sinister; e com todos a enganam-se mutuamente, quem é que acaba por ficar no fim no confronto final? É quase fácil de adivinhar!
Todo o livro está muito bem construído, apesar de ser difícil juntar cronologicamente alguns dos títulos. No seu início é feita uma introdução escrita aos eventos principais, que aconteceram para trás, e são relevantes para a estória. Isto é importante para quem não conhece as estórias X-Men desta altura. Aconselho a leitura deste livro vivamente, pois é um exemplo de como se deve manter o suspence! Com voltas e reviravoltas a atenção é sempre renovada por mais uma volta inesperada no argumento! O que fica mais pendurado mesmo é a situação de Magik que decide voltar ao Limbo e tomar definitivamente conta dele. Descrição by Leituras de BD


Aproveitem... e não se esqueçam de clicar no "g+1" e compartilhar no Facebook! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário